Ética
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Mensagem dos sócios:
Para sermos bem-sucedido no mercado atual, não precisamos apenas de esforços para oferecer aos nossos clientes a melhor tecnologia. Devemos fazê-lo mantendo o mais alto padrão de ética. Estarmos em conformidade com as leis e normas que regem nosso setor é a primeira e mais importante etapa, mas, além disso, espera-se que façamos a coisa certa, da forma certa, todos os dias.
O Código de Ética e de Condutas da INFINIIT é o pilar do nosso programa de conformidade. Ele está construído sobre valores fundamentais da nossa empresa: Inovação, Foco no cliente; Orgulho no que fazemos; Buscar ser o melhor; Fazer bem feito; Ter credibilidade em tudo; Valorizar e inspirar uns aos outros.
O Código de Ética e de Condutas é uma orientação para todos os empregados, prestadores de serviços, estagiários, fornecedores, parceiros, clientes ou qualquer colaborador com o intuito de que tomem decisões baseadas nos valores que a empresa compactua. Consideramos que a reputação e a credibilidade são ativos importantes da empresa e que os princípios éticos que orientam esta atuação contribuem para a manutenção da imagem da INFINIIT como uma empresa sólida, ética e confiável.
Esperamos, desta forma, elevar ainda mais o nível de confiança entre parceiros internos e externos, apresentando diretrizes em relação à conduta adequada dentro do ambiente de trabalho e nas relações com o público externo. Esperamos, ainda, disseminar uma cultura positiva na empresa e fazer com que todos os colaboradores, parceiros e clientes tenham o mesmo padrão de comportamento diante de conflitos e situações do cotidiano, de acordo com as normas éticas da sociedade alinhadas às diretrizes da empresa.
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Canais de denúncias:
Caso necessite delatar suspeitas de violações ao nosso Código de Ética e de Condutas, nossas políticas ou às leis aplicáveis às nossas atividades, assim como, fazer perguntas ou buscar orientações sobre nosso Código de Conduta e nossas políticas, você pode:
1 – Enviar um email para compliance@infiniit.com.br
2 – Por telefone, através do número (51) 3061-6800 – Ramal 5002
3 – Anonimamente, nos enviar uma mensagem preenchendo as seguintes informações:
MENSAGEM DOS SÓCIOS
O Código de Ética e de Condutas é uma orientação para todos os colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes com o intuito de que tomem decisões baseadas em valores que a empresa compactua.
Este documento representa a consolidação da missão, visão, valores, princípios morais e éticos da INFINIIT. Representa, ainda, o compromisso da INFINIIT em ter uma atuação responsável, ética, transparente e de respeito com todos os públicos que se relaciona.
Consideramos que a reputação e a credibilidade são ativos importantes da empresa e que os princípios éticos que orientam esta atuação contribuem para a manutenção da imagem da INFINIIT como uma empresa sólida, ética e confiável.
Com o presente Código, esperamos elevar ainda mais o nível de confiança entre parceiros internos e externos, apresentando diretrizes em relação à conduta adequada dentro do ambiente de trabalho e nas relações com o público externo.
Esperamos, ainda, disseminar uma cultura positiva na empresa e fazer com que todos os colaboradores tenham o mesmo padrão de comportamento diante de conflitos e situações do cotidiano de acordo com as normas éticas da sociedade, alinhadas às diretrizes da empresa.
É importante a leitura atenta deste Código, como também é fundamental observar todos os itens nele contidos. Certifique-se de que compreendeu tudo o que foi explicado e as consequências decorrentes do descumprimento de algum item.
Vale esclarecer que o Código não contempla todas as situações possíveis, portanto, use do bom senso para agir em circunstâncias que porventura não foram consideradas. Assim como, não hesite em procurar seu gestor em caso de dúvida quanto à determinada situação ou comportamento, bem como ao responsável pelo setor de Compliance.
PRINCÍPIOS ADOTADOS PELA INFINIIT
- A importância da probidade, da integridade corporativa e da lealdade como valores intrínsecos ao exercício das atividades profissionais e organizacionais;
- A cooperação para o desenvolvimento e crescimento da empresa e de seus colaboradores, visando a excelência na prestação do serviço e o bem-estar dos colaboradores e parceiros;
- O repúdio a qualquer forma de discriminação, especialmente em função de etnia, nacionalidade, gênero, crença religiosa, convicção política, origem, classe social, linguagem, orientação sexual, idade ou capacidade física.
MISSÃO, VISÃO E VALORES DA INFINIIT
Fornecer as melhores soluções em tecnologia com inovação, foco no cliente e ética.
REGRAS DE CONDUTA PROFISSIONAL
Toda organização é julgada pelo desempenho coletivo e pela percepção pública de seus colaboradores. É preciso agir sempre de forma a merecer a confiança e o respeito de todos os públicos com os quais a INFINIIT mantém relações profissionais.
É importante que cada colaborador, ao representar ou defender os interesses da empresa, reflita de modo a compatibilizar os seus valores individuais com os valores corporativos, observando sempre os princípios éticos e o respeito às leis e normas vigentes.
Cada indivíduo é responsável pelo resultado do seu trabalho, tanto individual quanto coletivamente. As atitudes de todos os colaboradores sempre deverão visar a melhor reputação e imagem da empresa. Isto é: uma empresa confiável, íntegra e consciente de sua responsabilidade social e empresarial, buscando sempre resultados de forma honesta, justa, legal e transparente.
- AMBIENTE DE TRABALHO
O ambiente de trabalho deve ser de respeito, disciplina, asseio, cordialidade, cooperação e organização. Esse conjunto deverá contribuir para a segurança, produtividade e a boa imagem da empresa.
Não será tolerada qualquer atitude gerada por preconceitos relacionados à raça, cor, sexo, religião, orientação sexual, classe social, nacionalidade, estado civil, posição político[1]partidária ou qualquer tipo de condição física ou mental dirigida a qualquer pessoa.
Não serão admitidos, em nenhuma hipótese, atos de assédio sexual ou moral, ofensas, agressões físicas ou intimidações entre colegas, empregados, fornecedores, prestadores de serviços, estagiários, clientes e visitantes.
Todos devem contribuir para a criação e preservação de um ambiente saudável, sendo inaceitável a propagação de informações sem comprovação (boatos/fofocas). As dúvidas devem ser dirimidas junto aos coordenadores/responsáveis por cada área da empresa.
- TRATAMENTO AOS COLEGAS
Os colegas devem ser tratados de forma respeitosa e solícita, auxiliando quando necessário ou solicitado, sempre agindo com educação e paciência. Não importa a posição hierárquica, todos merecem ser tratados com gentileza e respeito.
Os processos devem ser mostrados/ensinados de maneira clara, não sendo ocultadas informações importantes. Todos devem prezar e buscar promover um ambiente saudável, agradável e de cooperação.
Evitar emitir reclamações e críticas sem oferecer soluções. Em vez de reclamar e criticar colegas e superiores, ofereça sugestões para melhorias. Assumir seus erros é um exemplo de ética profissional. O mérito está em reconhecer e assumir seus erros, sem fugir de responsabilidades e nem tentar colocar a culpa no outro. Honestidade e sinceridade são atitudes que ganham a confiança e o respeito de todos.
- GESTORES/COORDENADORES
Os gestores/coordenadores de cada área da empresa devem aplicar, da mesma forma que os demais colaboradores, os valores e princípios da empresa, tratando os empregados, parceiros, colaboradores, fornecedores e clientes com justiça, transparência e respeito. Devem buscar ser um exemplo a ser seguido. Além disso, devem (a título de exemplo):
– Disseminar uma cultura positiva entre os colaboradores;
– Dirimir possíveis conflito entre os colaboradores;
– Assumir responsabilidades;
– Orientar e desenvolver pessoas;
– Transmitir todas as informações que afetam o trabalho de suas equipes de forma complete e correta.
• CLIENTES E PARCEIROS
Os clientes são a razão da nossa existência e devem receber os mesmos valores que norteiam a filosofia da nossa empresa. O cliente deve ser tratado com respeito, de maneira profissional e igualitária.
As opiniões pessoais em relação ao cliente devem ser guardadas para si, não sendo tolerada a disseminação negativa da imagem do cliente ou parceiro de negócio.
Caso o serviço esteja sendo prestado diretamente dentro da empresa do cliente/parceiro, as regras devem ser seguidas de acordo com o ambiente que estiverem trabalhando; sendo respeitados os horários e as normas internas do cliente/parceiro. Quando houver atraso, este deve vir junto a uma justificativa para o cliente, assim como quando houver necessidade de se ausentar.
Os colaboradores não devem aceitar propostas fora do contrato pré-estabelecido com nosso cliente. Os serviços particulares para pessoa física associada a algum dos clientes devem ser comunicados à INFINIIT.
- USO DE ÁLCOOL, DROGAS E CIGARROS
A INFINIIT não admite que seus empregados e colaboradores se apresentem ao local de trabalho sob efeito de bebidas alcoólicas, drogas ou substâncias que possam alterar ou causar desvio de comportamento durante a jornada ou no ambiente de trabalho. Em viagens, eventos e refeições a negócios ou a serviço da empresa, deve haver o entendimento e o respeito aos padrões de comportamento socialmente aceitos sobre o uso de bebidas alcoólicas.
É proibido fumar em áreas de trabalho coletivo e/ou ambientes dotados de ar-condicionado, inclusive corredores, além dos locais não permitidos por questões de segurança. Os empregados e colaboradores que desejarem fumar durante o expediente de trabalho deverão utilizar os locais fora das dependências da empresa (conforme Lei Antifumo nº12.546/2011), devendo utilizar o reservatório próprio para o descarte de cinzas e bitucas de cigarro, em respeito ao meio ambiente.
- LINGUAGEM E MANIFESTAÇÃO DE OPINIÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO
“Palavrões” devem ser evitados no ambiente de trabalho e banidas quando na presença dos clientes.
Falar alto ao telefone, fazer barulho, chamar os outros gritando, assobiar e batucar devem ser evitados. Essas atitudes dificultam a concentração dos colegas no seu trabalho pessoal e nas ligações externas aos clientes.
Caso seja necessário falar mais alto ao telefone com clientes ou pessoalmente com colegas, orientamos que seja realizado na sala de reuniões, onde há um maior distanciamento e privacidade para tanto.
Opiniões política (principalmente em ano eleitoral) devem ser evitadas e, caso sejam expostas, devem ser externadas com respeito e cordialidade, evitando conflitos desnecessários e possíveis atritos entre os colegas.
- USO DO WHATSAPP CORPORATIVO
Os grupos de WhatsApp do qual fazem parte os colaboradores da empresa e são administrados pela INFINIIT devem ser utilizados com bom senso e preferencialmente para assuntos que dizem respeito ao ambiente de trabalho.
A comunicação via WhatsApp deve ser feita de forma respeitosa, evitando escritos que possam ofender qualquer pessoa, mesmo que indiretamente.
- PATRIMÔNIO DA EMPRESA
Os equipamentos da INFINIIT devem ser manuseados com zelo e são para uso profissional e exclusivo da companhia, não sendo autorizada a utilização para fins particulares.
No caso de trabalho remoto, qualquer material levado para casa, deve ser manuseado corretamente e com o devido cuidado necessário para o seu deslocamento, bem como utilizado com mesmo zelo que teria nas dependências da INFINIIT.
Zelar pelo patrimônio, também consiste em utilizar os recursos disponíveis de forma consciente, não desperdiçando materiais desnecessariamente. Energia e água devem ser utilizadas conforme necessidade e sempre sendo desligadas, quando não estiverem sendo usadas.
- INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS E PRIVILEGIADAS
Toda cautela deve ser tomada quanto às informações confidenciais da empresa. Conversas fora do ambiente de trabalho, falar ao telefone quando houver outras pessoas dentro do ambiente de trabalho e envios de e-mail deve ser tratado com cuidados. É vedada a divulgação de informações corporativas da INFINIIT para fora da empresa. Quando algum colaborador tomar conhecimento de algum assunto importante ou confidencial, o gestor direto deve ser comunicado imediatamente.
Consideram-se informações confidenciais os dados técnicos e comerciais sobre produtos e serviços, objetivos táticos e estratégias de negócios e de comercialização, orçamentos, planejamento de curto e longo prazo, dados estatísticos, financeiros e contábeis, bem como quaisquer outras informações ou dados que estejam vinculados ou relacionados com o interesse empresarial da INFINIIT. Fica proibida a divulgação de comunicação interna, sem a devida autorização do responsável pela área, sendo considerada informação interna “não pública”.
PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
A INFINIIT empenha-se em proteger a segurança e a privacidade dos dados de seus clientes, empregados e colaboradores. Todos devem se comprometer e respeitar as regras de privacidade e de proteção de dados pessoais recolhidos, no estrito cumprimento da legislação aplicável nesse âmbito (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD nº 13.709/2018).
A empresa possui um encarregado pela proteção de dados (DPO) – Sra. Jaqueline Müller Monteiro – que poderá ser contatada pelo e-mail dpo@infiniit.com.br.
PROTEÇÃO AOS DIREITOS DOS TRABALHADORES
A legislação trabalhista e previdenciária, bem como as obrigações contratuais constantes de convenções e acordos coletivos de trabalho, é sempre aplicada e respeitada pela INFINIIT no relacionamento com seus empregados.
Buscamos sempre propiciar condições de trabalho seguras e saudáveis aos empregados e colaboradores e cultivamos um ambiente de trabalho inclusivo, livre de assédio e de discriminação.
Não é utilizada, direta ou indiretamente, mão-de-obra de menores de 18 (dezoito) anos para a realização de trabalhos noturnos, perigosos ou insalubres, bem como não é utilizada, para qualquer trabalho, mão de obra direta ou indireta de menores de 16 (dezesseis) anos, exceto na condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos. Assim como não é utilizada qualquer forma de trabalho ilegal, forçado, escravo ou em condição análoga, nos termos da legislação vigente.
PRÁTICAS ANTICORRUPÇÃO
A INFINIIT acredita sempre na concorrência leal e, portanto, não tolera qualquer ato ilegal ou forma de corrupção ou extorsão. Nenhum colaborador sofrerá qualquer tipo de retaliação ou penalização devido a atraso ou perda de atividade resultantes de sua recusa em pagar ou receber propina e/ou de praticar qualquer conduta ilegal ou antiética.
É vedado ao colaborador, de forma direta ou indireta, conceder ou prometer benefícios, pagamentos ou transferência de qualquer valor (como doações e presentes) ilegal ou indevida aos públicos com os quais a empresa mantém relacionamento, visando obter algum privilégio ou vantagem.
Não é tolerado o oferecimento ou pagamento de facilitação para acelerar ou favorecer a análise e obtenções de licenças, autorizações e permissões a serem realizados por seus colaboradores, fornecedores ou parceiros.
Os colaboradores devem agir de modo a prevenir e remediar situações que possam causar ou sugerir conflito de interesses nas relações entre colaboradores, fornecedores, parceiros, concorrentes e órgãos públicos. Dessa forma, os colaboradores não devem apropriar-se de oportunidades, informações confidenciais de forma imprópria, favores ou vantagens em benefício próprio ou alheio, ou seja, devem evitar qualquer situação de conflito de interesse que de alguma forma, possa comprometer sua independência ou imparcialidade.
Não são admitidas quaisquer tipos de contribuições políticas, doações a políticos, partidos políticos ou organizações políticas de qualquer tipo, sendo vedadas doações a campanhas eleitorais, direta ou indiretamente, incluindo contribuições monetárias, patrocínios, pagamento para eventos de arrecadação de fundos ou similares, seja antes, seja após o encerramento de tais campanhas.
O ato de oferecer vantagem, ou mesmo financiar, custear ou patrocinar e, de alguma forma, subvencionar a prática de atos ilícitos é ilegal e repudiado pela empresa. Tal fato pode resultar em responsabilização civil, administrativa e criminal da INFINIIT e de todos os envolvidos, além de afetar negativamente a imagem da empresa.
A INFINIIT espera de seus colaboradores as seguintes condutas (como forma de exemplo):
– Rejeitar e denunciar situações de fraude e corrupção, sob qualquer forma, direta ou indireta, ativa ou passiva, que envolva ou não valores monetários;
– Abster-se de insinuar, solicitar, aceitar ou receber suborno, propina ou qualquer vantagem indevida;
– Repudiar e denunciar ao canal adequado toda forma ou tentativa de corrupção, suborno, propina e tráfico de influência;
– Abster-se de fazer uso do tempo de trabalho para atividades de interesse próprio ou para obter favorecimento para si ou para outrem;
– Abster-se de utilizar o cargo que ocupa ou a função que exerce para lograr proveito pessoal ou de outrem;
– Abster-se de consignar informações inverídicas em documento da empresa;
– Manter registros exatos que reflitam transações e pagamentos reais e legais. Todos os empregados e colaboradores e qualquer pessoa que represente a empresa devem seguir as normas e legislações vigentes, bem como as boas práticas comerciais;
– Qualquer ato ou omissão que possa constituir delito deverá ser relatado, identificado e investigado rapidamente, para que medidas legais correspondentes possam ser tomadas.
- BRINDES, PRESENTES E OUTRAS CORTESIAS
As cortesias oferecidas aos empregados e colaboradores que se traduzem em brindes, presentes, ofertas em dinheiro, descontos em transações de caráter pessoal, viagens, convites para participar de eventos ou quaisquer outras atenções representam tema crítico na avaliação do comportamento de quem as recebe, portanto haverá especial atenção, na medida em que podem demonstrar indícios de favorecimento indevido.
É dever do empregado e dos colaboradores:
– Não aceitar presentes que caracterizem comprometimento de sua situação profissional;
– Não aceitar ofertas em dinheiro, compensações financeiras, benefícios ou vantagens de qualquer espécie e natureza;
– Não aceitar convites para eventos ou ingressos para entretenimentos, salvo quando existir a real oportunidade de desenvolvimento de contato comercial, e mediante prévia comunicação ao superior imediato;
– Aceitar somente em obediência à etiqueta social objetos a título de “brindes promocionais”, devidamente identificados como de distribuição gratuita e sem valor comercial.
Dar e receber brindes, presentes e hospitalidades é considerada uma prática de cortesia comum que simboliza uma atitude de gentileza e apreço, desde que essa prática ocorra de forma apropriada, ética e legal. Em algumas situações, a oferta ou recebimento podem gerar expectativas, reivindicações de favorecimentos, insinuações indiretas de suborno ou uma vantagem inapropriada, caracterizando uma possível situação de conflito de interesses.
- ÓRGÃOS PÚBLICOS E LICITAÇÕES
As Leis aplicadas às Licitações são sempre observadas pela INFINIIT na atuação nos certames licitatórios, sendo cumpridas precipuamente a Lei nº 14.133/2021 e as Leis nºs10.520/02 e Le 8.666/93 (em vigência até 31/12/2023). Ainda, é sempre observada a Lei nº12.846/2013 (Lei Anticorrupção) em todas as ações da empresa e o Decreto Federal nº11.129/2022 que a regulamentou.
A INFINIIT se faz presente nos órgãos públicos apenas por pessoas devidamente identificadas, autorizadas e nomeadas pela empresa, não sendo admitido qualquer tipo de contribuição, doação, prestação de favores ou envio de presentes a órgãos públicos ou a seus servidores, cujo intuito seja o de favorecimento ilícito.
Licitação é um procedimento para contratação com órgãos da administração direta, fundos especiais, autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
A legislação brasileira obriga que esses entes públicos realizem uma licitação, a fim de determinar qual é a melhor empresa em uma relação de custo‐benefício para ser contratada. Assim, sempre deverá haver competição entre as empresas participantes na licitação.
A participação em licitações acarreta um maior relacionamento dos colaboradores da INFINIIT com funcionários públicos, os quais deverão ser realizados atendendo aos preceitos do presente Código, sempre pautadas pela ética e pela transparência.
É vedada, a qualquer representante que atue em nome da empresa, a manutenção de contatos informais com funcionários públicos envolvidos direta ou indiretamente em licitação em andamento ou em fase de preparação, da qual a INFINIIT seja participante em qualquer grau que tenham por objetivo diminuir, fraudar, frustrar ou acabar com a competição entre os concorrentes.
A proposta realizada em licitação é sigilosa. É vedada sua divulgação a qualquer terceiro (em especial concorrente) que não seja colaborador da INFINIIT ou parceiro comercial/fabricante no mesmo certame.
CANAIS DE DENÚNCIA E NOTIFICAÇÕES
Conforme exposto, quaisquer situações potencialmente ilegais, irregulares, duvidosas ou contrárias aos princípios éticos podem ser notificadas ao superior hierárquico imediato, ficando garantido o tratamento confidencial às informações fornecidas, sem risco de qualquer retaliação ou represália.
Os colaboradores da INFINIIT poderão dirimir dúvidas ou efetuar denúncias também via Canal Ético da empresa no seguinte endereço eletrônico: compliance@infiniit.com.br, ficando garantido, da mesma forma, o tratamento confidencial às informações fornecidas, sem risco de qualquer retaliação ou represália.
No site da empresa (https://www.infiniit.com.br/ética), há ainda uma forma de, anonimamente, se fazer uma denúncia ou buscar esclarecimentos sobre o Código de Ética e de Condutas ou sobre a política da empresa. Basta preencher um campo/caixa de mensagem que é gerado um e-mail para o compliance@infiniit.com.br sem que haja a identificação do remetente.
Todos os relatos terão uma devolutiva de atendimento, preservando a identidade de quem fez o relato e serão tratados pelo Comitê de Ética e Compliance da empresa.
COMISSÃO DE ÉTICA E COMPLIANCE
O Comitê de Ética e Compliance da empresa é formado por um membro da Diretoria, um membro do Departamento de RH, um membro do Departamento Comercial e um membro do Departamento de Serviços.
O Comitê de Ética e Compliance reúne-se, no mínimo, uma vez por ano e sempre que houver a necessidade em razão de alguma denúncia e/ou pedido de esclarecimento. Nesse caso, a reunião será convocada pelo responsável pelo Compliance da empresa (CCO) para que sejam expostas e deliberadas as questões levadas ao Compliance.
Dentre outras funções, o Comitê de Ética e Compliance busca esclarecer apontamentos quanto ao Código de Ética e de Condutas da INFINIIT; verificar formas de evitar fraudes e desvios de conduta dos colaboradores/parceiros; responder às denúncias e aplicar sanções no caso de infrações ao Código de Ética, bem como debater sobre questões/problemas que podem trazer consequências negativas para a empresa e resolver conflitos éticos e/ou questões éticas por meio de consultas.
De modo geral, o Comitê de Ética e de Compliance é um meio de regular as ações dos colaboradores e parceiros, bem como debater e questões éticas porventura aventadas.
Temos o compromisso de tratar todas as denúncias recebidas de forma imparcial, independentemente da função e nível hierárquico, e assegurar o anonimato e sigilo da identidade do denunciante. Não admitimos retaliação e garantimos que o denunciante não será prejudicado por reportar uma suspeita de irregularidade, ainda que não comprovada após a investigação, pois entendemos que denúncias de boa-fé são um ato de proteção ao patrimônio, imagem e reputação da INFINIIT.
As possíveis violações ao Código de Ética e de Condutas serão analisadas pelo Comitê de Ética e, se comprovadas, serão aplicadas medidas compatíveis com a gravidade dos fatos, que poderão abranger: advertência verbal ou escrita; suspensão/afastamento ou sanções mais graves (rescisão do contrato de trabalho; rescisão do contrato de prestação de serviços, rescisão de contratos de parceria, entre outras). Ainda, dependendo da gravidade dos fatos, medidas judiciais poderão ser tomadas.